Análise de Demonstrações Contábeis

Você  realmente  sabe  analisar?

pontos para fins de educação continuada!

Realização

Apoio

Demonstrações Contábeis

Demonstrações contábeis são utilizadas em diversas situações como na análise de desempenho, no monitoramento empresarial, em processos de fusões e aquisições (M&A), na concessão e/ou obtenção de empréstimos e financiamentos entre outras, reforçando a sua relevância e necessidade para os usuários e interessados nas empresas analisadas.

A convergência das práticas contábeis brasileiras com as internacionais (IFRS), trouxe diversas mudanças que alteraram substancialmente a forma de preparar e analisar as demonstrações contábeis.

Os usuários das demonstrações contábeis em especial bancos e investidores entre outros tem questionado com que segurança podem avaliar os números ali apresentados pela Administração e se representam a situação patrimonial e financeira da empresa analisada.

Análise de Demonstrações Contábeis

Demonstrações contábeis elaboradas com qualidade, transparência e em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil são resultados de boas práticas de Governança Corporativa e reduzem a assimetria informacional.

Nesse contexto, o curso pretende apresentar uma visão geral e abrangente das práticas contábeis e os seus efeitos nos indicadores econômicos e financeiros, bem como apresentar as práticas avançadas de análise de demonstrações contábeis.

Possíveis interessados

Administradores, diretores, empreendedores, analistas de crédito, controller´s e contadores.

Como será a dinâmica desse curso?

Carga horária

20 horas

Quais os dias serão realizados?

J U N H O  D E  2 0 2 3

Horário?

18h30 às 22h30

Qual a plataforma?

ao vivo

O que você vai aprender na prática?

Parte I

Introdução e visão geral sobre a análise das demonstrações contábeis

Visão geral sobre as metodologias de análise das demonstrações contábeis, principais aspectos societários e fiscais a serem observados e algumas das principais razões para análise do modelo de negócio das empresas, ambiente econômico, modelo contábil e importância da auditoria das demonstrações contábeis e porque devemos começar as análises pelo relatório dos auditores independentes quando aplicável entre outros assuntos.

Parte II

Regime de caixa versus competência e aspectos contábeis

Diferenças entre regime de competência versus caixa, entendimento do processo de contábil de reconhecimento dos elementos de ativos e passivos, receitas e despesas, mensuração e divulgações e considerações sobre as principais demonstrações contábeis a serem analisadas que incluem: Balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração do resultado abrangente, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração do fluxo de caixa e notas explicativas

O que você vai aprender na prática?

Parte III Questões contábeis chaves para entender e desafiar os preparadores das demonstrações contábeis

Apresentação dos critérios de avaliação de ativos e passivos e os impactos que podem provocar nos indicadores econômicos e financeiros. Exemplos: instrumentos financeiros, arrendamentos, tributos diferidos, contingências, teste de imparidade e reconhecimento de receitas entre outros.

Importante destacar que sem o entendimento dos números que estão nas demonstrações contábeis, qualquer análise dos indicadores se torna inócua.

Parte IV Indicadores econômicos e financeiros convencionais

Apresentação das fórmulas de cálculo dos principais indicadores e análise dos mesmos, utilizando uma empresa de capital aberto do segmento de varejo. Os indicadores estão relacionados a: índices de liquidez, endividamento, estrutura de capital, ciclo financeiros e de atividades (giro de estoques, contas a receber e fornecedores), alavancagem e entendimento da gestão do capital de giro das empresas.

O que você vai aprender na prática?

Parte V Indicadores econômicos e financeiros de rentabilidade/retorno

Apresentação das fórmulas de cálculo de indicadores de avaliação de retorno e geração de valor convencionais e análise dos resultados, utilizando duas empresas de capital aberto, sendo uma de varejo e a outra do agronegócio. Os indicadores estão relacionados a: margem, retorno sobre ativos (ROA), Retorno sobre o patrimônio (ROE), retorno sobre os investimentos (ROI) e Retorno sobre o capital investido (ROIC).

Parte VI EBITDA (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) EVA (Economic Value Added)

Definições de EBITDA e EVA e o que esses indicadores representam, as fórmulas de cálculo de cada indicador e como as práticas contábeis podem alterar/distorcer esses indicadores se não adotadas adequadamente. Debate sobre qual indicador melhor representa a geração de valor nas empresa.

Parte VII Outros tópicos relevantes com impactos nas demonstrações contábeis

Não basta analisar apenas os indicadores e números contábeis. Temas como o ESG – Enviromental, Social e Governance (ASG – Ambiental, Social e Governança) tem impacto na análise das empresas que podem influenciar os negócios e consequentemente os resultados e continuidade das empresas analisadas.

Quem é o instrutor?

Marcelo José de Aquino

Sócio do Grupo Planning

Sócio do Grupo Planning. Com mais de 30 anos de experiência em auditoria independente foi também sócio por 12 anos de uma das Big4. Contador, Pós-graduado em Administração Financeira (FGV), Especialista em Normas Internacionais de Contabilidade (FIPECAFI), Mestre em Ciências Contábeis; É também membro de conselho de administração e fiscal, bem como instrutor de cursos relacionados à atividade contábil.

Qual o investimento?

R$ 980