Confiabilidade, Segurança e Transparência

Seminário – Fechamento das demonstrações contábeis 2018

Local

Hotel Nobile Suítes Monumental – SHN Quadra 4 – Lote B – Asa Norte – Brasília/DF [Próximo ao Brasília Shopping]

Data

25 de janeiro de 2019 (Sexta-Feira).
das 8:30 hs às 18:00 hs.

Valor

R$ 580,00 (Quinhentos e oitenta reais), incluso Coffee Break, material didático de apoio e Certificado de Participação.

Informações gerais

  • Carga horária

08 horas

  • Inscrições

Através da web site da Audiger no endereço www.audiger.com.br. Até 18/01/2019, serão concedidos descontos para inscrições adicionais de uma mesma organização/empresa de 5% (cinco por cento) a partir de 3 (tres) participantes e de 10% (dez por cento) a partir de 5 (cinco) participantes da mesma empresa.

  • Mais informações

Brasília/DF +55 61 3328-2628 – Srta. Adriana

  • Email
  • Observações

- Programa de Educação Continuada CFC: 08 Pontos [QTG, CMM/BCB, SUSEP, PERITOS e EPC]

- Registrado(a) Ativos junto ao CRC/DF - IBRACON – R$ 480,00

- A empresa reserva-se ao direito de cancelar o curso caso não tenha um número mínimo de inscritos.

Estamos diante de mais um encerramento de exercício. No cenário econômico atual as demonstrações financeiras têm um papel ainda mais decisivo na avaliação da situação econômica e financeira das empresas. Também, novas normas relevantes passaram a vigorar no exercício de 2018 como o CPC 47 – Receita de contratos com clientes e o CPC 48-Instrumentos financeiros e para 2019 deverá ser implementado o CPC 06 (R2) – Arrendamento mercantil. Essas normas aplicáveis as Empresas de grande porte poderão produzir efeitos significativos.

Assim, os preparadores das demonstrações contábeis precisarão reforçar a qualidade e a transparência dos demonstrativos, pois certamente serão considerados fatores essenciais pelos acionistas, investidores e principalmente pelas instituições financeiras.

É nesse contexto que a AUDIGER pelo 10º ano consecutivo promoverá o SEMINÁRIO: Atualização CPC/IFRS para “Fechamento das Demonstrações Contábeis de 2018” [conforme Pronunciamentos CPC’s vigentes em 31/12/2018].

Diretores Administrativos e Financeiros, Contadores, Controllers, Administradores, Analistas e Consultores das Áreas Contábil, Tributária e Financeira bem como outros profissionais envolvidos nos processos de elaboração das demonstrações contábeis, divulgação e auditoria das demonstrações financeiras.

  • Revisão dos principais pontos de atenção dos pronunciamentos contábeis, interpretações e orientações emitidos pelo CPC/CFC vigentes em 31/12/2018;
  • Revisão dos principais critérios de avaliação de ativos e passivos, incluindo:
    • Estoques;
    • Participações societárias e negócios em conjunto;
    • Propriedades para investimentos;
    • Propriedades para investimentos;
    • Ativos não circulantes disponíveis para vendas;
    • Imobilizado (Teste de imparidade e revisão da vida útil Intangível;
    • Reconhecimento de provisões para contingências, obrigação legal e garantias;
    • Apuração tributária corrente e diferida (IRPJ e CSSL);
  • Aspectos fiscais a serem considerados na aplicação dos pronunciamentos contábeis, em especial da Lei 12.973/2014;
  • Discussão dos principais pontos de observações dos órgãos reguladores em relação às melhorias que devem ser implementadas;
  • Discussão sobre o Comunicado Técnico CTG 07 emitido pelo CFC que trata sobre notas explicativas;
  • Apresentação das mudanças requeridas pelo CPC 47 – Reconhecimento de receitas, CPC 48 Instrumentos financeiros e CPC 06 (R2) Operações de Arrendamento Mercantil

Exposição do conteúdo a ser abordado, utilizando-se de recursos multimídia, discussão e avaliação de situações comuns aos assuntos, bem como aplicação de exercícios e casos práticos.

Marcelo José de Aquino

Sócio da KPMG Auditores Independentes;
Pós-graduado em Administração Financeira (FGV);
Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE
Doutorando em Ciências Contábeis pela FUCAPE;
Membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Especialista em Normas Internacionais de Contabilidade (FIPECAFI);


Hélio do Vale Ribeiro

Sócio da AUDIGER Auditores & Consultores Associados;
MBA – Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
Pós-Graduado em Administração Financeira (EPGE/FGV);
Especialização em Normas Internacionais de Contabilidades IFRS (FIPECAFI);
Membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Diretor do IBRACON da 4ª Região (Brasília, Goiás, Minas Gerais e Tocantins).

Inscrição

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