Local
O Curso terá suas aulas ministradas AO VIVO / ONLINE, utilizando-se da plataforma ZOOM.
Data
Dias 18, 19, 20, 25, 26, 21 e 23 de junho as terças, quartas e quintas-feiras.
Horário das 19h00 às 22h30.
Valor
Investimento de R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais), incluso material didático de apoio a ser enviado pelos instrutores e Certificado de Participação¹.
Informações gerais
- Carga horária
24 horas
- Inscrições
Através da web site da Audiger no endereço www.audiger.com.br.
Condições de pagamento:
- desconto de 10% a vista
- valor normal em até 4x no cartão de crédito
- desconto de 15% em inscrições adicionais de uma mesma organização e ou empresa a partir de 04 (quatro) participantes.
- Mais informações
Brasília/DF +55 61 3328-2628 – Srta. Adriana
- Observações
- A empresa reserva-se ao direito de cancelar o curso caso não tenha um número mínimo de inscritos.
- Certificado¹ mediante a avaliação com questões objetivas, participação do alunos e frequência de 70%.
Diretores, Controllers, Contadores, Analistas e Consultores das áreas Contábil, Tributária e Financeira bem como outros profissionais envolvidos nos processos de elaboração, divulgação e auditoria das demonstrações contábeis.
Parte 1 – Introdução e visão geral sobre a análise
- Visão geral do cenário econômico e possíveis impactos nas demonstrações contábeis;
- Principais fundamentos e modelos de análise de balanços;
- Entendimento sobre conjunto completo das demonstrações contábeis obrigatórias: Balanço patrimonial (BP), Demonstração do resultado (DRE), Demonstração do resultado abrangente (DRA), demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) demonstração do fluxo de caixa (DFC) e Notas Explicativas.
Parte 2 – Regime de Caixa versus Competência e a Contabilidade
- Visão geral do processo de elaboração das demonstrações contábeis (Reconhecimento, mensuração e divulgação de elementos das demonstrações contábeis) e pontos relevantes que devem ser avaliados pelos usuários das demonstrações contábeis;
Parte 3 – Questões contábeis chaves para desafiar a administração!
- Visão geral do histórico de adoção das novas práticas contábeis e seus conceitos, incluindo entre outros os seguintes tópicos que tem impacto relevante na análise das demonstrações contábeis:
- Avaliação dos ativos e passivos
- Conceito e quando aplicação do valor justo para ativos e passivos
- Instrumentos financeiros – Reconhecimento e mensuração
- Provisões para perdas em ativos monetários e não monetários
- Quando se reconhece uma receita/despesa e de que forma
- Ajuste a valor presente. Quando aplicar
- Mensuração e reconhecimento de contingências
- Discussão sobre o regime de tributação (Lucro Real Versus Presumido) e os efeitos na demonstração do resultado, incluindo o reconhecimento de tributos diferidos (ativos e passivos).
Parte 4 – Indicadores Convencionais
- Apresentação e discussão de indicadores de avaliação como: Liquidez, Endividamento, grau de alavancagem, capital circulante líquido, giro de estoques, contas a receber, necessidade de capital de giro e ciclo operacional entre outros.
Parte 5 – Indicadores de Rentabilidade
- Apresentação e discussão de indicadores como margem bruta e líquida, retorno sobre ativos (ROA), retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e retorno sobre os investimentos (ROI) além da decomposição dos indicadores.
Parte 6 – EBITDA versus EVA
- Apresentação e discussão do EBITDA (Ajustado ou não);
- EVA (Valor Econômico Agregado).
Parte 7 – Outros tópicos relevantes com impactos nas demonstrações
- Governança Corporativa e sua correlação com as demonstrações contábeis
- Análise da gestão de riscos nas notas explicativas
- Considerações sobre o Formulário de Referência (Empresas de Capital Aberto)
Exposição do conteúdo a ser abordado, utilizando-se de recursos multimídia, discussão e avaliação de situações comuns aos assuntos, bem como aplicação de exercícios e casos práticos.
Os balanços apresentados para discussão serão substancialmente de empresas de capital aberto divulgados para os exercícios findos em 31 dezembro de 2022 e 2023.
Marcelo José de Aquino
Sócio do Grupo Planning, com mais de 30 anos de experiência em auditoria independente, Ex sócio KPMG; Contador; Pós-graduado em Administração Financeira (FGV); Especialista em Normas Internacionais de Contabilidade (FIPECAFI); Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School; Conselheiro de empresas de grande porte, membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e do IBGC – Instituto Brasileiros de Governança Corporativa e Instrutor de cursos relacionados à atividade contábil.
Fábio A. Gandolfo Paulino
Diretor Administrativo Financeiro há mais de 10 anos na Rede JS Distribuidora de Peças S/A, administrador de empresas com 20 anos de experiência no setor bancário, MBA em Finanças pelo IBMEC/INSPER (SP), Pós-graduado em Controladoria e Gestão de Negócios pela (UMESP), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), Certificado pelo Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) e em Finanças Corporativas pela Fundação DOM Cabral (FDC) em Nova Lima (MG), Mestrando em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE Business School.
Hélio do Vale Ribeiro
Sócio da Audiger Auditores & Consultores S/S, com mais de 30 anos de experiência em auditoria independente, Contador, MBA-Direito Tributário (FGV), Pós-Graduação em Administração Financeira (EPGE/FGV), Especialização em Normas Internacionais de Contabilidades IFRS (FIPECAFI), Membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e do IBGC – Instituto Brasileiros de Governança Corporativa, e Instrutor de cursos relacionados à atividade contábil, Membro de comitê de auditoria e Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC.